INFORMAÇÕES GERAIS

A Revista Administração, Sociedade e Inovação (RASI) é um periódico científico e tecnológico criado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), sediado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), unidade da Universidade Federal Fluminense (UFF). O periódico adota as melhores práticas editoriais e segue as recomendações e normas do QUALIS/CAPES e do Manual de Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD. O seu processo editorial é realizado por meio da plataforma digital SEER (Serviço de Eletrônico de Editoração de Revistas), com o objetivo de garantir a transparência e livre acesso a leitores e autores, favorecendo o intercâmbio entre instituições nacionais e internacionais. Nesse sentido, a RASI conta com a colaboração de avaliadores ad hoc externos, alheios à sua equipe editorial e à instituição editora, mediante processo de avaliação do tipo double blind review

 

MISSÃO

A Revista Administração, Sociedade e Inovação (RASI) tem como missão avaliar e divulgar a produção científica e tecnológica em Administração, com potencial para contribuir com os avanços da comunidade científica brasileira na área e, também, com a comunidade de prática (gestores), observando, sempre, o rigor metodológico.

 

POLÍTICAS

Foco e Escopo

A RASI publica artigos científicos e tecnológicos, casos para ensino e ensaios teóricos sobre Administração. Isso inclui, tipicamente, textos relacionados a:

- Acountability;

- Administração Pública;

- Estratégia;

- Gestão das Operações;

- Gestão de Risco;

- Gestão Social;

- Governo Eletrônico;

- Gestão de Projetos;

- Empreendedorismo e Inovação;

- Softwares de Gestão;

- Tecnologias Sociais;

- Casos para Ensino, entre outros.

 

Políticas de Seção

A RASI aceita diversos tipos de submissão, a saber:

 

1- Artigo Científico

Trabalho teórico-empírico.

2- Artigo Tecnológico

Trabalho voltado ao emprego de modelos teóricos como meio para apresentar e desvelar conhecimentos, saberes e práxis sobre organizações. É importante que esse trabalho apresente um dos focos a seguir:

  1. Foco na inovação: o(s) autor(es) desenvolve(m) novas soluções para novos problemas;
  2. Foco na melhoria: o(s) autor(es) desenvolve(m) novas soluções para problemas conhecidos;
  3. Foco na extrapolação: o(s) autor(es) estende(m) soluções conhecidas para novos problemas.

3- Caso para Ensino

Embora não exista uma estrutura rigorosa e única para os Casos de Ensino, recomendamos que os trabalhos submetidos nessa seção sejam estruturados sob dois grandes eixos (ou partes): o caso em questão; e as notas de ensino (essenciais para sua aplicação no ambiente de ensino-aprendizagem).

Estrutura proposta para o Caso de Ensino:
– Introdução que exponha a situação problema a ser debatida;
– Exposição do caso (história em si), com a descrição e/ou perfil da organização e condução à situação problema;
– Referências

Estrutura proposta para as Notas de ensino:
– Objetivo de ensino
– Fontes e Métodos de coleta
– Relações com os objetivos de um curso ou disciplina
– Disciplinas sugeridas para uso do caso
– Possíveis tarefas e/ou questões para aplicação
– Possível organização da aula para uso do caso
– Sugestões de bibliografia

4- Ensaio Teórico

 Trabalho voltado à discussão e desenvolvimento de teorias. Não deve ser confundido com “revisão bibliográfica”. O Ensaio teórico deve, necessariamente, avançar em relação à literatura empregada, trazendo contribuições claras ao campo de conhecimento.

 

Periodicidade

A partir de janeiro de 2019 a Revista Administração, Sociedade e Inovação (RASI) deixa de ter periodicidade semestral para ser publicada quadrimestralmente.

 

Política de Acesso Livre

A Revista Administração, Sociedade e Inovação (RASI) oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e tecnológico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.