Identidade com a Carreira: a perspectiva de acadêmicos em relação ao desenvolvimento da vida profissional

Autores

  • Reginaldo Adriano Souza
  • Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura
  • Carla Aparecida Soares

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.2.2.80

Palavras-chave:

Âncoras de carreira, Estudantes, Identidade, Carreira

Resumo

O século XXI, com sua competitividade e grandes mudanças, tem exigido dos profissionais novas qualificações e habilidades. Essa busca por qualificação, associada à identidade com a carreira, contribui para formação de perspectivas em relação à trajetória profissional sendo mais uma complexidade a ser considerada. Este estudo buscou diagnosticar a existência da identidade com a carreira sob a perspectiva de estudantes do curso superior e as principais âncoras que são determinantes no direcionamento de suas trajetórias profissionais. Para operacionalizar este objetivo, realizou-se um survey com uma amostra que contemplava todos cursos ministrados por uma faculdade da zona da Mata Mineira. Com os resultados obtidos, foi possível constatar que os jovens preocupam-se em construir uma carreira tendo em vista o equilíbrio com a vida familiar, e 96% da amostra estudada, consideram que o curso corresponde à atual perspectiva de carreira que possuem. As âncoras de maior evidência foram Serviço ou Dedicação a uma Causa, Estilo de Vida e Segurança e Estabilidade. O que mais surpreendeu é que a amostra pesquisada revelou que carreira não pode e nem deve mais ser vista de maneira isolada em virtude do peso de diversas variáveis; no caso deste estudo, sobressaíram-se, as variáveis; gênero e família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araújo, Luis César G. de. (2009). Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. 2. ed. São Paulo: Atlas.

Bertucci, Janete Lara de Oliveira. (2009). Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos (TCC): ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação Lato Sensu. 1. ed. São Paulo: Atlas.

Brown, S. D., & Lent, R. W. (2008). Handbook of counseling psychology. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.

Chanlat, Jean-François. (1995). Quais carreiras e para qual sociedade? In: Revista de Administração de Empresas, v. 36, n.1. p. 13-20, nov./dez.

Dutra, Joel Souza.(1996). Administração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo; Atlas.

Fonseca, Jairo Simon da, & Martins, Gilberto de Andrade. (2008). Curso de Estatística. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Gil, Antonio Carlos. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Hall, Douglas T.(1976). Career in organizations. Califórnia: Goodyear.

Hoffmann, Gleise, H. (2004). Responsabilidade social e a questão de gênero. In: Revista FAE BUSINESS. Curitiba:n°9, set..

Irisvideo. (1995). Planejamento de carreira: definindo hoje um futuro profissional de sucesso. Direção e edição: Cassio Maradei. Direção geral: Cassandra Schaly. Apresentação: Gisela Kassoy. São Paulo: BTC/Suma Econômica, 1 videocassete (56 min).

Kilimnik, Zélia Miranda. (2000). Trajetórias e transições de carreiras profissionais em recursos humanos. Belo Horizonte: UFMG/FACE, Tese de Doutorado em Administração.

Lucena, Maria Diva da Salete. (1999). Planejamento de recursos humanos. São Paulo: Atlas.

Malvezzi, Sigmar.(2000). A construção da identidade profissional no modelo emergente de carreira. In: Revista Organizações e Sociedade. v.7, n.17, jan/abr, Salvador: UFBA.

Milkovich, George T., & Boudreau, John W. (2000). Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas.

O’donnel, Ken. (2006). Valores Humanos no Trabalho: da parede para a prática. São Paulo: Editora Gente.

Robbins, S. P. (1998). Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.

Schein, Edgar H. (1978). Career dynamics. Reading, MA: Addison-Wesley.

______________. (1996a). Identidade Profissional: como ajustar as suas inclinações a suas opções de trabalho. São Paulo: Nobel.

______________. (1996b). Career anchors revisited: implications for career development in the 21st century. Academy of Management Executive, v.0, n.0,. Disponível em: <http://www.jstor.org/pss/4165355>. Acesso em: 10 set. 2012.

Taveira, M. C. (2000). Exploração e desenvolvimento vocacional de jovens. Braga, Portugal: CEEP.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Edição

Seção

Artigos Científicos