Mapeamento da atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

  • Fernanda Gislene Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - (IFMG Campus Ouro Branco)
  • Juliane de Almeida Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - (IFMG Campus Ouro Branco)
  • Francis Marcean Resende Barros Universidade Federal de Minas Gerais - Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD - UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.5.2.344

Palavras-chave:

Inovação, Núcleo de Inovação Tecnológica, Institutos Federais

Resumo

A inovação está presente em discussões de várias esferas da sociedade, tendo em vista sua natureza estratégica para o desenvolvimento de regiões e países. A partir da Teoria da Hélice Tríplice, que discute a interação entre universidades, empresas e governo para a promoção da inovação, o estudo objetivou mapear a atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e do Espírito Santo. A pesquisa foi qualitativa e descritiva, realizada por meio de um estudo multicasos. Foram aplicados questionários do Formulário para Informações sobre a Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Brasil (MCTIC, 2017) a coordenadores ou integrantes dos Núcleos de Inovação Tecnológica dos cinco Institutos Federais mineiros e do Instituto Federal do Espírito Santo, que obteve um desempenho significativo em depósito de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2016. Após a compreensão do panorama geral, realizaram-se perguntas abertas aos coordenadores de dois Núcleos de Inovação Tecnológica para aprofundamento da análise. Verifica-se a adoção de grande parte das medidas propostas em lei para a manutenção dessas organizações, mas percebe-se que o sistema é falho quando se trata da relação com o setor produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Gislene Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - (IFMG Campus Ouro Branco)

Graduada em Administração pelo IFMG Campus Ouro Branco. Colaboradora da Gerdau S/A.

Juliane de Almeida Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - (IFMG Campus Ouro Branco)

Graduada, Mestre e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do departamento de Administração do IFMG Campus Ouro Branco.

Francis Marcean Resende Barros, Universidade Federal de Minas Gerais - Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD - UFMG)

Graduado em Administração pelo IFMG Campus Ouro Branco. Mestrando em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Artigos Científicos