Gestao do Conhecimento como Fator de Alavancagem de Inovacao Aberta: o caso Foco Virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.4.1.154

Palavras-chave:

inovação aberta, gestão do conhecimento, vantagem competitiva, estudo de caso

Resumo

A inovação e o conhecimento estão presentes nos vários segmentos da economia, em especial no setor de tecnologia. A gestão de conhecimento como fator de alavancagem da inovação aberta nas empresas ainda é incipiente. O objetivo da pesquisa é entender como a gestão do conhecimento influencia no desenvolvimento de produtos e serviços na perspectiva da Inovação Aberta. Foi estabelecido como método de pesquisa o Estudo de Caso Único, cujo direcionamento investigativo permite coadunar entrevistas individuais com documentos da empresa e com a teoria para devida explicação de processos específicos. Os resultados demonstram íntima relação entre os dois constructos, sendo a Gestão do Conhecimento considerada como mola propulsora da Inovação Aberta. É possível concluir que a gestão de conhecimento tal como postulada pela Comunidade Empresarial Foco Virtual engloba o processo de cocriação, interação e participação entre consumidores, desenvolvedores e gestores de empresas e o envolvimento desses atores são fundamentais para o surgimento de novos produtos e serviços atendendo os axiomas da Inovação Aberta. A limitação da pesquisa reside na falta de instrumentos de mensuração da participação dos consumidores no processo de inovação e no fato de que os processos da empresa analisada estejam em fase de desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Eduardo Roque Mangini, Universidade Nove de Julho

Professor do Instituto Federal de São Paulo

Doutorando da Universidade Nove de Julho

Fernando Henrique Brasil Rossini, Universidade Nove de Julho

Professor de Graduação e Doutorando do PPGA da Universidade Nove de Julho

 

Marco Antonio Conejero, Universidade Federal Fluminense

Professor da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2018-03-24

Edição

Seção

Artigos Científicos