Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Obs.: O artigo pode ser oriundo de Tese, Dissertação, trabalhos Monográficos ou artigo de congresso, desde que significativamente modificados. Neste sentido, a medida é que não pode haver mais de 3% de similaridade no software anti-plágio CopySpider.

  • O manuscrito está formatado de acordo com arquivo padrão da RASI. O arquivo da submissão dever ser em formato Microsoft Word (doc, docx ou rtf). Submissões em outros formatos serão rejeitados na etapa de desk-review.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A submissão não deve ser identificada em nenhuma hipótese. Caso fontes de tabelas ou referências permitam identicar os autores, elas devem ser retiradas e informadas ao editor em campo complementar da submissão.
  • O texto tem entre 6.000 e 9.000 palavras e seguir uma estrutura com introdução, conceitos (revisão de literatura), métodos, apresentação dos resultados, discussão e conclusão, além de referências bibliográficas e anexos (se necessário).
  • O resumo deve possuir, no máximo, 250 palavras, e seguir a estrutura o item 3.1 da norma NBR6028:2003 para resumos informativos (a saber: o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento). Também são aceitos resumos que seguem o padrão da editora Emerald (propósito, design/metodologia/abordagem, resultados, implicações práticas, implicações sociais e originalidade/valor) ou IMRad (Introdução, Métodos, Resultados e Discussão).
  • Sugerimos que o manuscrito tenha pelo menos duas referências de publicações realizada na própria RASI (ou justificativa, caso não existam artigos na área de submissão que possam ser referenciados) e que pelo menos 90% das referências sejam de artigos científicos indexados.
  • O(s) autor(es) estão cientes que em sendo aprovada há uma taxa de processamento no valor de R$ 200,00 para que a publicação seja efetivada.
  • O manuscrito está formatado de acordo com arquivo padrão da RASI.

Diretrizes para Autores

A RASI aceita contribuições acadêmicas na forma de artigos tecnológicos e científicos em português, inglês ou espanhol (a critério dos autores) que sejam de interesse para a área de conhecimento de Administração e para a atuação do administrador de empresas e do gestor público, conforme a sua política editorial.

Recomendamos o uso do formato padrão da revista em MS Word para artigos científicos e tecnológicos.

Os manuscritos deverão ser formatados no editor Word for Windows 6.0 ou superior, formato A4, em espaçamento simples, fonte Times New Roman, corpo 12. Margens superior, esquerda, inferior e direita iguais a 2,5 cm, não podendo exceder os limites mínimo e máximo de 6.000 a 9.000 palavras, respectivamente, contemplando todos os elementos (título, resumos, corpo do texto, referências, anexos e apêndices, quando aplicável).

As figuras, tabelas ou quadros devem ser apresentados no próprio corpo do texto, próximo do local onde são mencionados (arquivo principal).

Os arquivos e o conteúdo do texto e das figuras, tabelas e quadros não devem conter identificação de autoria. Caso seja possível identificar o autor ou os co-autores o artigo será rejeitado.

Recursos especiais de edição como sublinhado, hifenização, macros, recuos, além de outros, devem ser evitados. O itálico deve ser reservado para palavras em língua estrangeiras. Destaque de palavras e símbolos deve ser feito em negrito.

Os títulos e subtítulos devem ser escritos em negrito.

Notas devem ser evitadas.

A apresentação do manuscrito (o qual conterá o corpo do texto e será submetido no arquivo principal) deve seguir o seguinte formato:

• Folha de rosto não identificada: Para trabalhos em português, título em português e inglês, seguido pelo resumo em português e abstract. Para trabalhos em inglês, título em inglês e português, seguido por abstract e resumo em português. Para trabalhos em espanhol, título em espanhol e inglês, seguido pelo resumén e abstract (inglês). O resumo (e também resumén e abstract) deve ser justificado e em bloco único, contendo no máximo 250 palavras. O resumo deve ser escrito de forma concisa e clara. Ele deve conter: o objetivo da pesquisa; a base teórica adotada; a metodologia e a abordagem adotadas (quando adequado);o escopo teórico e empírico; os principais resultados encontrados na análise dos dados (quando adequado); implicações práticas, ou seja, quais mudanças devem ser feitas na prática da administração como resultado da pesquisa (se houver); implicações sociais da pesquisa, seus impactos na sociedade e nas políticas públicas (se houver); originalidade e valor do trabalho, incluindo a contribuição teórica e metodológica; e as limitações identificadas no processo de pesquisa (se houver). Após o resumo, os trabalhos em português devem apresentar entre três e cinco palavras-chave em português e as correspondentes keywords em inglês. Os trabalhos em inglês deverão apresentar entre três e cinco keywords e as correspondentes palavras-chave em português. Finalmente, os trabalhos submetidos em espanhol deverão apresentar entre três e cinco palabras clave, e as correspondentes palavras-chave em português e as keywords em inglês.


• Corpo do texto: O corpo do texto deve aparecer em uma nova página. Não inicie uma nova página a cada subtítulo. Observe que as partes convencionais de um artigo científico teórico-empírico devem incluir: introdução, referencial teórico, procedimento metodológico, resultados e análises, conclusão, referências e, opcionalmente, apêndices. O referencial teórico deve necessariamente cobrir a produção científica nacional e internacional relevante dos últimos cinco anos. Apêndices devem ser utilizados o menos possível.


• Citações: Sempre que alguma fonte for utilizada, deve-se citar o sobrenome(s) do(s) autor(es) e o ano da publicação. No caso de citações diretas a página da referência deve ser mencionada. Todas as fontes citadas devem ser mencionadas nas referências após o término do último tópico.


• Figuras, tabelas e quadros: Os títulos e legendas (quando necessárias) devem estar no próprio corpo do texto junto às figuras, tabelas e quadros.


• Normas para apresentação do trabalho: É obrigatório o uso das normas da APA, versão 6.0 ou 7.0. Estimulamos fortemente que todos autores, leitores e revisores leiam e apliquem o Manual de Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD. A ANPAD é a Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração.

Para submeter o artigo, o primeiro autor deve necessariamente se cadastrar na RASI. No processo de cadastro o autor deve optar pela categoria autor além da categoria leitor.

Após o cadastro, para submeter um artigo, o autor deverá acessar a RASI a partir do seu login e senha e optar na página do usuário pela categoria autor. A seguir deve escolher a opção de submissão online na página SOBRE a revista. No procedimento de submissão do artigo, o primeiro autor será solicitado a preencher as informações cadastrais dos co-autores.

Agradecimentos devem ser inseridos durante o processo de submissão do artigo pelo primeiro autor no campo "Agências de Fomento".

Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. 

Envio de manuscritos: Os trabalhos devem obedecer às políticas editoriais e às diretrizes para autores adotados pela RASI. A avaliação dos artigos recebidos seguirá o processo de avaliação dupla às cegas por pares, em consonância com o Manual de Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD. As políticas e as instruções para os autores estão disponíveis em  http://www.rasi.vr.uff.br. Os artigos devem ser submetidos unicamente pela página da Revista de Administração, Sociedade e Inovação, sem nenhum tipo de identificação.

Processo de avaliação: Após a submissão, o artigo será avaliado de acordo com o processo de avaliação por pares, em consonância com o Manual de Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD. A revista reserva-se o direito de solicitar aos autores possíveis alterações nos textos aprovados para publicação. O primeiro autor acompanhará o processo editorial, receberá solicitações de alterações e submeterá versões revisadas do artigo via sistema de editoração eletrônico da RASI, a partir do seu login e senha, na categoria de usuário autor. 

 

ESTRUTURA SUGERIDA PARA CASOS DE ENSINO

TEXTO DO CASO DE ENSINO

INTRODUÇÃO: Texto visando elucidar a quem se destina o caso, por exemplo, empresa ou setor (comentando brevemente sobre o mesmo) e contendo uma contextualização do tema escolhido (o conteúdo que levou a construção do caso).

DESCRIÇÃO DO CASO: As informações poderão estar subdivididas em tópicos, conforme o autor achar conveniente. Relatar as principais informações sobre o caso tais como, mercado de atuação; produtos e serviços oferecidos; breve histórico; localização e estrutura organizacional; principais concorrentes; clientes e fornecedores, etc., de acordo com a temática do caso.

NOTAS DE ENSINO

  1. OBJETIVOS EDUCACIONAIS - O caso pode contemplar mais de um tema a ser trabalhado em uma aula, dependendo das informações contidas no mesmo. Nesse sentido é importante comentar que temas serão trabalhados em uma aula em que o caso venha a ser utilizado. Em que disciplinas o caso se encaixa? Nível dos alunos a quem o caso se destina (graduação? mestrado? formação executiva?).
  1. FONTES DE DADOS -Comentar sobre os procedimentos metodológicos em termos de fontes (primárias e secundárias), instrumentos e formas de coleta dos dados.
  1. QUESTÕES PARA DISCUSSÃO - Devem ser propostas pelo menos 02 questões que estimulem a discussão em sala de aula e que tenham como base o conteúdo teórico principal descrito nos objetivos educacionais.
  1. REVISÃO DE LITERATURA e ANÁLISE - Neste item deve constar uma revisão da literatura atual relativa aos fundamentos teóricos sobre o tema e sub-temas abordados no caso, bem como a análise do caso (discussão). Podem ser separados em subitens dependendo do conteúdo teórico a ser explorado.
  1. REFERÊNCIAS  - Relacionar as obras usadas no Caso e nas Notas de Ensino utilizando as normas vigentes da APA
  1. BIBLIOGRAFIAS RECOMENDADAS - Incluir as referências que são interessantes para que o aluno consiga ter informações suficientes do arcabouço teórico a fim de resolver o caso.
  1. APÊNDICES E ANEXOS

 

ETAPAS DO PROCESSO EDITORIAL

O processo editorial é composto das seguintes fases:

1- Avaliação editorial (desk review): Os editores da RASI avaliam o conteúdo submetido quanto à adequação as políticas e estratégias da revista. Em seguida, um editor é designado para acompanhar o processo de avaliação.

2- Revisão 1 da versão 1 (R1 -> V1): O editor responsável designa avaliadores até que obtenha pelo menos duas avaliações completas. Em seguida ele pode: 1) rejeitar o artigo; 2) aprovar para publicação; 3) solicitar ajustes/alterações/melhorias no artigo, em um prazo definido (em geral 30 dias), sempre subsidiando os autores com informação adequada e relevante. 

3- Revisão da versão 2 (R2 -> V2): Ao receber a V2 o editor deve avaliar os ajustes e pode encaminhar novamente aos avaliadores da V1. Em seguida, deve aprovar ou rejeitar o trabalho.

4- Editoração: Etapa realizada pelos editores e equipe de apoio no qual o manuscrito sofre ajustes finais além de ser verificada em software antiplágio (atualmente a revista utiliza o Copy Spider). Em seguida, essa versão final (VF) é enviada aos autores para aprovações e ajustes. Por fim, essa versão é transformada em arquivo Acrobat Reader (pdf) e publicada na sessão online first.  Durante este  processo, os autores devem pagar a taxa de processamento do artigo no valor de R$ 200,00. A informação sobre como pagar será enviada pelo Editor-Chefe ao primeiro autor por email.

5- Online first: Arquivo provisorio, sem numeração de página e DOI publicados no site da RASI.

6- Publicação final: No processo de lançamento da edição da revista são atribuidos o DOI e a numeracão de página em função da ordem dos artigos. Por fim, todo o material é publicado.

Artigos Científicos

Trabalho teórico-empírico. Esta categoria abrange trabalhos que relatam qualquer tipo de pesquisa realizada pelo (s) autor (es). A pesquisa pode envolver a construção ou teste de um modelo ou estrutura, pesquisa-ação, teste de dados, pesquisa de mercado ou pesquisa, pesquisa empírica, científica ou clínica.

Ensaios Teóricos

Artigo voltado à discussão e desenvolvimento de teorias. Não deve ser confundido com “revisão bibliográfica”. O Ensaio teórico deve, necessariamente, avançar em relação à literatura empregada, trazendo contribuições claras ao campo de conhecimento.

Artigos Tecnológicos

Trabalho voltado ao emprego de modelos teóricos como meio para apresentar e desvelar conhecimentos, saberes e práxis sobre organizações. É importante que esse trabalho apresente um dos focos a seguir:

  1. Foco na inovação: o(s) autor(es) desenvolve(m) novas soluções para novos problemas;
  2. Foco na melhoria: o(s) autor(es) desenvolve(m) novas soluções para problemas conhecidos;
  3. Foco na extrapolação: o(s) autor(es) estende(m) soluções conhecidas para novos problemas.

Casos de Ensino

Embora não exista uma estrutura rigorosa e única para os Casos de Ensino, recomendamos que os trabalhos submetidos nessa seção sejam estruturados sob dois grandes eixos (ou partes): o caso em questão; e as notas de ensino (essenciais para sua aplicação no ambiente de ensino-aprendizagem).


Estrutura proposta para o Caso de Ensino:
– Introdução que exponha a situação problema a ser debatida;
– Exposição do caso (história em si), com a descrição e/ou perfil da organização e condução à situação problema;
– Referências


Estrutura proposta para as Notas de ensino:
– Objetivo de ensino
– Fontes e Métodos de coleta
– Relações com os objetivos de um curso ou disciplina
– Disciplinas sugeridas para uso do caso
– Possíveis tarefas e/ou questões para aplicação
– Possível organização da aula para uso do caso
– Sugestões de bibliografia

Revisão de literatura

Artigo com o objetivo principal de identificar, organizar, analisar e/ou criticar a literatura em um tema específico. Deve cobrir os principais contribuintes para o desenvolvimento de um tema e explorar suas diferentes visões.
Aceitam-se trabalhos com técnicas de análise bibliométricas desde que tragam alguma contribuição adicional ao campo estudado. Preferencialmente a construção de um quadro analítico, modelo ou método que possa ser explorado por outros autores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.