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Mães em home office: O desafio do trabalho e o cuidado dos filhos durante a pandemia da Covid-19

Cristiane Aparecida da Silva (UFLA/UFSJ) - cristiane@ufsj.edu.br

Gisleine do Carmo (UFLA) - gisleinecarmo95@gmail.com Mônica Carvalho Alves Cappelle (UFLA) - edmo@ufla.br

Resumo:

Este estudo investigou os impactos da nova rotina de cuidado com os filhos sobre as atividades profissionais, vivenciada por mães em home office, com filhos de até 12 anos de idade, em meio ao contexto da crise de Covid-19. Realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com 12 sujeitas de pesquisa e, após, aplicou-se o método de análise de conteúdo temática. A pesquisa revelou a intensificação da sobrecarga de trabalhos domésticos e de cuidado com os filhos quando acumulados com atividades profissionais remuneradas. Observou-se que sentimentos de medo e angústia, que marcaram o início da pandemia, se transformaram em sensações de cansaço mental e estresse, provocados, sobretudo, pela impossibilidade de estabelecimento de uma rotina e pelo compartilhamento de um único espaço para as várias esferas da vida. Este trabalho destacou como um contexto de pandemia evidencia ainda mais a situação de desigualdade já existente entre homens e mulheres. As mulheres, mesmo inseridas em espaços públicos de trabalho profissional remunerado, anteriormente dominados pelo sexo masculino, precisam se desdobrar em inúmeras obrigações domésticas e cuidado com os filhos, tradicionalmente associadas a elas. Nesse sentido, o artigo pode contribuir para ampliar o debate acerca das vantagens e desafios de mães que trabalham em home office. Essa modalidade de trabalho remoto, apesar de trazer a vantagem de as mães poderem acompanhar os filhos e estarem mais presentes, deve ser avaliada de forma mais ampla, uma vez que a sobrecarga mental e o estresse podem acarretar perdas de qualidade daqueles momentos aparentemente prazerosos.

Palavras-Chave: Covid-19; Trabalho remoto; Home office; Maternidade.

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Uso de Aplicativos Móveis Desenvolvidos por Universidades Federais Como Suporte à Gestão Acadêmica

Renan Felipe Brito Dantas (UNIVASF) - renan.fb.dantas@gmail.com

Cristiane Xavier Galhardo (UNIVASF) - cristiane.galhardo@univasf.edu.br

Michely Correia Diniz (UNIVASF) - michely.diniz@univasf.edu.br

Resumo:

A evolução tecnológica influencia praticamente todas as áreas da sociedade, em paralelo houve o avanço dos aparelhos celulares através dos smartphones. Além disso, o uso de aplicativos (Apps), tem facilitado vários processos para seus usuários. Diversas instituições se dedicam na criação de aplicativos, entre elas empresas, órgãos governamentais e universidades. O presente trabalho teve por objetivo trazer o cenário de aplicativos móveis desenvolvidos por Universidades Federais do Brasil. Para isso, foi realizado o levantamento dessas instituições no país e identificados os apps desenvolvidos por elas. Os dados foram obtidos a partir das buscas nas bases de dados Google Play Store e Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. O trabalho consiste em revisão bibliográfica de natureza quali-quantitativa. Os resultados foram organizados de acordo com a ordenação de aplicativos por unidade federativa e divisão em grupos, para analisar funcionalidades e identificar possibilidades de inovação. Foram identificados 200 apps no total, apenas 13 (6,5%) possuem registro no INPI. É notável a menor concentração (7,5%) de apps publicados por Universidades da região Norte, enquanto na região Sudeste consta uma maior proporção (28%), já a região Nordeste é responsável por 21%. Dentre os Apps encontrados, aqueles que mostram informações acadêmicas e administrativas das universidades são mais populares entre os usuários, contudo ainda é baixa a proteção do direito autoral por meio de registro no INPI, como ativos de propriedade intelectual. A área é ainda pouco explorada em pesquisas, considerando a baixa quantidade de literatura científica sobre o tema.

Palavras-Chave: Academia; App; Propriedade Intelectual.

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