Chamada de artigos - Relações Universidade-Empresa-Governo: a Triple Helix em Ação na América Latina

2019-09-27

A RASI convida autores latino-americanos e da península ibérica que tenham publicado e apresentado seus trabalhos nas edições da International Triple Helix Conference, realizadas em Manchester (2018) e Cidade do Cabo (2019), para contribuírem com seus trabalhos em vistas da construção de um painel sobre as relações UEG. Adicionalmente, outros autores que trabalham sobre a temática estão convidados a submeterem seus trabalhos.

O número está sendo organizado pelo Triple Helix Research Group (THERG-Brazil – http://www.triple-helix.uff.br) em parceria com a Triple Helix Association (THA) e será composto de pelo menos 6 (seis) artigos, com foco nas temáticas abaixo, não excluindo outros trabalhos na temática da Triple Helix:

- Colaboração universidade-empresa, inclusive com estudos de caso, casos para ensino e artigos tecnológicos;

- Ambientes e ecossistemas de inovação (ecossistemas; incubadoras de empresas; parques científicos, tecnológicos e de inovação; áreas de inovação; distritos de inovação);

- Análises sobre sistemas de inovação (nacional/regional) e políticas de C&T&I, avaliação de políticas públicas e indicadores em ambientes inovadores;

- Desenvolvimento econômico regional com ênfase ou base em inovação;

- Venture Capital e empreendedorismo inovador; educação empreendedora e educação para a sustentabilidade; e

- O papel da universidade no século XXI e a universidade empreendedora.

 

Cronograma:

- Lançamento da chamada: 25 de setembro de 2019

- Envio dos trabalhos completos: até 31 de dezembro de 2019

- Retorno dos avaliadores: até 10 de março de 2020

- Envio de versão final para publicação: até 15 de abril de 2020

- Previsão da publicação: 1º maio de 2020 (dependendo do número de trabalhos alguns podem ser publicados posteriormente)

 

Para os artigos completos os autores devem seguir as instruções para a submissão fornecidas pelo periódico em http://www.rasi.vr.uff.br. No campo ‘Comentários do Autor' indique que a sua submissão é para o número temático: relações universidade-empresa-governo. São aceitos artigos científicos e tecnológicos, casos de ensino e estudos de caso entre 6.000 e 9.000 palavras. Para as submissões oriundas das conferências não será cobrada a taxa de processamento (APC) em função de parceria entre o THERG-Brazil e a THA.