Gerenciamento de Procedimentos Operacionais através de Sistema Informativo: Estudo de Caso da KB Cervejarias

Autores

  • Luan Eloy Lima Centro Universitário do Norte (UNINORTE)
  • Flávia Roberta Ferreira Souza Universidade Paulista (UNIP)

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.1.1.20

Palavras-chave:

Procedimentos, Tecnologia, KB Cervejarias, Padronização

Resumo

Este artigo se propõe analisar o Gerenciamento de Procedimentos Operacionais dentro da KB Cervejarias, empresa atuante no mercado cervejeiro na cidade de Manaus, Amazonas. O estudo de caso envolveu coleta de dados em todo o ambiente interno da organização em estudo, a aplicação dos formulários, que geraram dados estatísticos, permitindo a análise qualitativa e quantitativa dos aspectos que corrupiam o sistema de controle de documentos padronizados. Com foco nos objetivos propostos pela pesquisa, as categorias investigadas estão relacionadas ao sistema informativo, padronização, confiabilidade dos funcionários nas ferramentas propostas pela empresa e sistematização de atividades. Sendo assim, foi possível demonstrar o grau de saturação que a KB Cervejarias apresentava quando relacionado aos aspectos de controle e gerenciamento de procedimentos operacionais enquanto a revisão, disposição, criação e treinamento de seus colaboradores nos padrões documentados, interferindo negativamente no andamento do negócio e sua posição de mercado. Com isso, a organização regia suas atividades sem estabilidade por conta do alto índice de desrespeito aos aspectos íntegros do produto, uma lacuna deixada pela ausência de controle dos procedimentos operacionais. Palavras-Chave: Procedimentos; Tecnologia; KB Cervejarias; Padronização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barros, E.; & BonafinI, F. (2014). Ferramentas da qualidade. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Campos, V. F. (2014). Qualidade Total: Padronização de empresas. 2. ed. Nova Lima: Editora FALCONI.

Carreira, D. (2009). Organização, sistemas e métodos: ferramentas para racionalizar as rotinas de trabalho ea estrutura organizacional da empresa. Saraiva.

Chiavenato, I. (2014). Introdução à teoria geral da administração. 4. ed. Baruerí, SP: Manole.

Exame. (2013). Quais as maiores empresas estrangeiras no Brasil? Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/104402/noticias/quais-as-maiores-empresas-estrangeiras-no-brasil#curriculo62>. Acesso em: 15 jul. 2015.

Lobo, R., & Silva, D. (2014). Gestão da Qualidade–diretrizes, ferramentas, métodos e normatização. 1. ed. São Paulo: Érica

O'Brien, J. A., & Marakas, G. M. (2013). Administração de sistemas de informação. AMGH.

Pearson, A. (2011). Gestão da qualidade. 1. ed. São Paulo: Pearson Education Brasil.

Reis, L. G. (2008). Produção de monografia da teoria à prática o método educar pela pesquisa (MEP). Senac.

Rezende, D. A. (2005). Engenharia de software e sistemas de informação. Brasport.

Rezende, D. A. (2013). Sistemas de informações organizacionais: guia prático para projetos em cursos de administração, contabilidade e informática. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Ribeiro Neto, J. B. M; Tavares, J. C.; & Hoffmann, S. C. (2013). Sistema de gestão integrados: qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, segurança e saúde no trabalho. 4. ed. São Paulo: Editora Senac.

Seleme, R; & Stadler, H. (2012). Controle da qualidade: as ferramentas essenciais [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes.
Vergara, S. C. (2013). Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 14. ed. São Paulo: Atlas.

Verri, L. B. (2009). Comunicações Operacionais e da Qualidade: A fronteira final da garantia. 1. ed. Rio de Janeiro: Clube de Autores.

Thielmann, R; & Schmidt, V. L. (2014). O impacto da certificação do sistema de gestão da qualidade: um estudo multicasos em empresas da região sul fluminense. In: CASI – Congresso de Administração Sociedade e Inovação, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2015-06-18

Edição

Seção

Artigos Científicos