Avanço no custeio educacional:

uma proposta de apuração de custos em uma instituição federal de educação

Autores

  • Andreia Dulce Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Valdirene Gasparetto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.8.2.557

Palavras-chave:

estrutura de custos, setor público, custeio pleno

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a estrutura de apuração de custos de um campus de uma instituição federal de educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada num campus de uma instituição pública de ensino, localizada em Santa Catarina. Especificamente, o estudo observou como os custos diretos e os overheads se relacionam aos departamentos e qual a metodologia mais indicada para alocá-los aos objetos de custo da entidade - atividades de ensino, pesquisa e extensão. A coleta de dados realizou-se por meio do site da instituição e mediante consulta ao Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC). Os dados foram compilados por meio de planilhas eletrônicas e confrontados com entrevistas não-estruturadas realizadas com gestores, a fim de examinar a estrutura existente na unidade pesquisada, com o objetivo de mapear o fluxo das principais atividades que consomem recursos.  A partir da pesquisa construiu-se um modelo de custeio para a entidade, com base no método de custeio pleno, que permite segregar os custos por atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, o que permite melhoria na gestão, no controle e na evidenciação dos recursos utilizados e benefícios gerados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdirene Gasparetto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Contabilidade, na graduação e nos programas de pós-graduação PPGC e PPGCG. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Contestado (1995) e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (1999 e 2003). É subcoordenadora do PPGC da UFSC desde o ano de 2013. Membro do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial, ambos da UFSC. Autora de artigos publicados em periódicos e trabalhos divulgados em anais de eventos científicos. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, custos para tomada de decisões, gestão em cadeias de suprimentos e relações interorganizacionais.

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina

outor em Contabilidade pela Universidade de Valência (Espanha, 2008) homologado pela USP (2009), Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1990). Professor do Departamento de Ciências Contábeis (UFSC) na Graduação e Pós-Graduação. Editor-Chefe da Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC-UFSC) desde outubro de 2016. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial - UFSC. Diretor-Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis - ANPCONT biênio 2018-2019. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis/FURB (Agosto 2012 - Abril 2015). Bolsista PQ/CNPq Nível 1-D. Avaliador de Periódicos Especializados em Administração e Ciências Contábeis. Experiência na área de Contabilidade Gerencial, Controle Gerencial, Planejamento e Controle Organizacional.

Referências

Agasisti, T., & Johnes, G. (2015). Efficiency, costs, rankings and heterogeneity: the case of US higher education. Studies in Higher Education, 40(1), 60-82.

Amaral, N. A. D. L., Bolfe, C., Borgert, A., & Vicente, E. F. R. (2014). O sistema de custos do governo federal e as responsabilidades dos contadores das IFES. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 19(2), 23-39.

Araújo, C. A. D., Carneiro, A. D. F., & Santana, A. F. B. (2016). Sistemas de Custos Públicos: entendimento e implantação nos municípios de Rondônia. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 20(2), 66-84.

Beuren, I. M., & Schlindwein, N. F. (2008). Uso do Custeio por Absorção e do Sistema RKW para gerar informações gerenciais: Um estudo de caso em hospital. ABCustos, 3(2).

Bornia, A. C. (2010) Análise gerencial de custos: aplicações em empresas modernas. (3.ed.) São Paulo: Editora Atlas.

Brasil. Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF.

Brasil. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF.

Brasil. Decreto nº 5.773, de 09 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF.

Brasil. Secretaria do Tesouro Nacional (2011). Portaria nº 157, de 9 de março de 2011. Dispõe sobre a criação do Sistema de Custos do Governo Federal. Esplanada dos Ministérios. Brasília - DF.

Brasil. Secretaria do Tesouro Nacional (2018). Manual de contabilidade aplicada ao setor público - MCASP, (8ª ed). Esplanada dos Ministérios. Brasília - DF.

Brasil. Tribunal de Contas da União. (2002). Decisão TCU nº 408/2002, de 24 de abril de 2002. Brasília, DF, Brasil.

Brasil. Tribunal de Contas da União. (2007). Orientações para o Cálculo dos Indicadores de Gestão. TCU. Brasília, DF, Brasil.

Cardoso, S. P. (2017). Aspectos da Gestão em um Instituto Federal. As Políticas Públicas e o Papel Social dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnologia. Natal: Editora IFRN, 36-59.

Cordeiro, J. F., & Alves, T. (2016). Proposta de Modelo de Análise de Custos para Cursos de Graduação da área de Ciências Sociais Aplicadas em IFES. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.

Colombo, F., & Auler, S. M. (2009). Estudo dos métodos de custeio direto e pleno na apuração dos resultados dos cursos regulares de uma instituição de ensino superior. Revista Destaques Acadêmicos, 1(1) CGO, 43-53.

Costa, B. S. (2018). Apuração de custo por aluno: um estudo no Campus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina. Dissertação de Mestrado em Administração, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Du, G., & Xia, J. (2017). Research on Management and Control of Educational Cost in Higher Education. In 2017 2nd International Conference on Education, Sports, Arts and Management Engineering (ICESAME 2017). Atlantis Press.

Fernandes, J. C. C. (2011). O uso da informação de custos na busca pela excelência da Gestão Pública, Anais do Congresso CONSAD de Gestão Pública, Brasília, DF, Brasil, 6.

Fonseca, J. J. S. (2002). Apostila de metodologia da pesquisa científica. João José Saraiva da Fonseca.

International Federation of Accountants. (2000). Perspectives on Cost Accounting for Government: International public sector study. New York.

Instituto Federal Catarinense. (2015). Resolução Consuper nº 11 de 31 de março de 2015. Dispõe sobre o regulamento da atividade docente no Instituto Federal Catarinense. Blumenau, SC.

Kosti?, MD, Jovanovi?, T., Juri?, J. (2019). Cost Management at Higher Education Institutions–Cases of Bosnia and Herzegovina, Croatia and Slovenia. Central European Public Administration Review, 17(1), 131-148.

Machado, N., & Holanda, V. B. D. (2010). Diretrizes e modelo conceitual de custos para o setor público a partir da experiência no governo federal do Brasil. Revista de Administração Pública, 44(4), 791-820.

Machado, N. (2002). Sistema de Informação de custo: diretrizes para integração ao orçamento público e à contabilidade governamental. 2002. Brasília: ENAP.

Martins, E. (2010). Contabilidade de custos. (10.ed.) São Paulo: Atlas.

Magalhães, E. A. D., Silveira, S. D. F. R., Abrantes, L. A., Ferreira, M. A. M., & Wakim, V. R. (2010). Custo do ensino de graduação em instituições federais de ensino superior: o caso da Universidade Federal de Viçosa. Revista de Administração Pública, 44(3), 637-666.

Mauss, C. V., & de Souza, M. A. (2008). Gestão de custos aplicada ao setor público: modelo para mensuração e análise da eficiência e eficácia governamental. Editora Atlas SA.

Mauss, C. V., Diehl, C. A., & Bleil, C. (2015). A gestão de custos como instrumento da eficiência pública no Brasil e em outros países. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, 6(3), 595-609.

Messias, D., Ferreira, J. C., & Soutes, D. O. (2018). Gestão de custos no setor público: um panorama de experiências internacionais. Revista do Serviço Público, 69(3), 585-604.

Monteiro, R. P., Pereira, C. A., & de Souza, M. A. (2015). A necessidade da informação gerencial nas IES públicas da Europa: breve abordagem pela realidade de Portugal. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 14(42), 9-24.

Moreno, T. C. B., Junior, J. L. B., Dal Vesco, D. G., & Walter, S. A. (2016). Capital Intelectual e o Sistema de Controles Gerenciais das Instituições Públicas de Ensino Superior: Um Ensaio Teórico sob a Perspectiva da Teoria da Contingência. Revista Ibero Americana de Estrategia, 15(3), 39-52.

Padrones, K. G. D. S. A., Santos, W. J. L., & Colares, A. C. V. (2017). Implantación del sistema de información de costos en el sector público: la experiencia del Gobierno Federal Brasileño. Science of Human Action, 2(1), 68-98.

Pavlik, L. (2015). Calculating Prime Costs Under the New Framework of Public Finances Accounting. The Special Features of Higher Education. Public Finance Quarterly, 60(1), 63-77.

Raupp, F. M., & Beuren, I. M. (2006). Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 76-97.

Ribeiro, O. M. (2018). Contabilidade de Custos. (10.ed.) São Paulo: Saraiva.

Sampaio, R. M., & Laniado, R. N. (2009). Uma experiência de mudança da gestão universitária: o percurso ambivalente entre proposições e realizações. Revista de Administração Pública, 43(1), 151-174.

Schwartzman, S. (2015). Demanda e políticas públicas para o ensino superior nos Brics. Caderno CRH, 28(74), 267-289.

Silva, C. F. F., & Costa, T. C. (2008). A Contabilidade Analítica no POC-Educação: o preenchimento dos mapas necessários para o apuramento dos custos e dos proveitos. Revista TOC, 95, 39-49.

Silva, C. A. T., Morgan, B. F., & Costa, P. S. (2004). Desenvolvimento e aplicação de uma metodologia para cálculo do custo-aluno de instituições públicas de ensino superior: um estudo de caso. Revista de Administração Pública, 38(2), 243-260.

Torres-Nuñez, L. E. (2016). Criterios a considerar para la financiación de la educación superior en Venezuela. Revista Internacional De Educação Superior, 2(3), 450-460.

Downloads

Publicado

2022-05-01