Universidade Empreendedora:

Um estudo bibliométrico acerca da produção científica

Autores

  • Ana Claudia Lara
  • Ieda Margarete Oro UNOESC
  • Fernando Fantoni Bencke UNOESC
  • Cassiane Chais Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.8.2.571

Palavras-chave:

Universidade Empreendedora, Bibliometria, Produção Científica

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar o perfil das publicações dos principais periódicos voltados à abordagem da Universidade Empreendedora. O Estudo foi conduzido pela técnica estatística da Bibliometria, seguindo suas Leis: Lei de Lotka, Lei de Brandford e Lei de Zipf, além de outras informações referentes à cerca da produção científica de 1983 até 2019. O estudo adotou abordagem quantitativa de natureza descritiva. A pesquisa resultou em uma amostra de 229 artigos nas bases de dados Web of Science, Scopus, Speel e EBSCO. Os resultados bibliométricos não confirmam as diretrizes estimadas pela Lei de Lotka, ou seja, não caracterizou elitismo entre os autores. A Lei de Brandford foi confirmada referente análises dos periódicos, da mesma forma a Lei de Zipf foi confirmada, um pequeno grupo de palavras ocorre muitas vezes e um grande número de palavras é de pequena frequência de ocorrência. O auge de publicações foi no ano de 2019 com mais de 18% das publicações, e o acumulado dos últimos cinco anos equivalem a 59,39% de toda amostra. Para além da bibliometria o estudo aponta a predominância de pesquisas empíricas qualitativas sobre o tema, sendo que o método de estudo de caso está entre os mais utilizados para investigação científica sobre a universidade empreendedora. A partir dos resultados encontrados sugere-se que a escala da comunidade universitária mundial vai em direção ao modelo da universidade empreendedora com aceleração exponencial, em busca da realização da terceira missão da universidade, voltada ao desenvolvimento econômico e social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ahmad, N. H., Halim, H. A., Ramayah, T., Popa, S., & Papa, A. (2018). The ecosystem of entrepreneurial university: The case of higher education in a developing country. International Journal of Technology Management, 78(1/2), 52. https://doi.org/10.1504/IJTM.2018.093935

Almeida, D. R., & Cruz, A. D. A. (2010). O Brasil e a segunda revolução acadêmica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 1(1), 53–65. https://doi.org/10.26514/inter.v1i1.648

Alves, A. C., Fischer, B., Vonortas, N. S., & Queiroz, S. R. R. D. (2019). CONFIGURATIONS OF KNOWLEDGE-INTENSIVE ENTREPRENEURIAL ECOSYSTEMS. Revista de Administração de Empresas, 59(4), 242–257. https://doi.org/10.1590/s0034-759020190403

Araújo, C. A. A. (2006). Bibliometria: Evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12(1), 11–32.

Brookes, B. C. (1969). Bradford’s law and the bibliography of science. Nature, 224(5223), 953–956.

Clark, B. R. (1998). Creating Entrepreneurial Universities: Organizational Pathways of Transformation. Issues in Higher Education. Elsevier Science Regional Sales, 665 Avenue of the Americas, New York, NY 10010 (paperback: ISBN-0-08-0433545; hardcover: ISBN-0-08-0433421, $27).

Cunningham, J. A., Guerrero, M., & Urbano, D. (2017). Entrepreneurial Universities—Overview, Reflections, and Future Research Agendas (p. 3–19). https://doi.org/10.1142/9789813220591_0001

De Moura Filho, S. L., Rocha, A. M., Teles, E. O., & Torres, E. A. (2019). Universidade empreendedora – um método de avaliação e planejamento aplicado no Brasil. http://revistagt.fpl.edu.br/get/article/view/1514/921

De Solla Price, D. J. (1976). O desenvolvimento da ciência: Análise histórica, filosófica, sociológica e econômica. Livros técnicos e Científicos.

Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2006). O planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e abordagens. In O planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e abordagens (p. 432–432).

Dos Santos Lima, A. A., da Hora, A. L. F., Kellermann, D., Maia, J. S., & de Carvalho, T. S. (2019). Massive Open Online Courses na oferta de ensino de Empreendedorismo e Sustentabilidade. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, 5(2), 241-265.

Dos Santos, E. F., & Benneworth, P. (2019). Interação Universidade-Empresa: características identificadas na literatura e a colaboração regional da Universidade de Twente. Revista de Administração, Sociedade e Inovação v. 5, n. 2, pp. 115-143.

Etzkowitz, H. (2003a). Research groups as ‘quasi-firms’: The invention of the entrepreneurial university. Research Policy, 32(1), 109–121. https://doi.org/10.1016/S0048-7333(02)00009-4

Etzkowitz, H. (2003b). Innovation in Innovation: The Triple Helix of University-Industry-Government Relations. Social Science Information, 42(3), 293–337. https://doi.org/10.1177/05390184030423002

Etzkowitz, H. (2004). The evolution of the entrepreneurial university. International Journal of Technology and Globalisation, 1(1), 64. https://doi.org/10.1504/IJTG.2004.004551

Etzkowitz, H. (2013). Anatomy of the entrepreneurial university. Social Science Information, 52(3), 486–511. https://doi.org/10.1177/0539018413485832

Etzkowitz, H. (2014). The Entrepreneurial University Wave: From Ivory Tower to Global Economic Engine. Industry and Higher Education, 28(4), 223–232. https://doi.org/10.5367/ihe.2014.0211

Etzkowitz, H. (2016). The Entrepreneurial University: Vision and Metrics. Industry and Higher Education, 30(2), 83–97. https://doi.org/10.5367/ihe.2016.0303

Etzkowitz, H., Germain-Alamartine, E., Keel, J., Kumar, C., Smith, K. N., & Albats, E. (2019). Entrepreneurial university dynamics: Structured ambivalence, relative deprivation and institution-formation in the Stanford innovation system. Technological Forecasting and Social Change, 141, 159–171. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2018.10.019

Etzkowitz, H., & Leydesdorff, L. (1998). The Triple Helix as a model for innovation studies. Science and Public Policy. https://doi.org/10.1093/spp/25.3.195

Etzkowitz, H., Webster, A., Gebhardt, C., & Terra, B. R. C. (2000). The future of the university and the university of the future: Evolution of ivory tower to entrepreneurial paradigm. Research Policy, 29(2), 313–330. https://doi.org/10.1016/S0048-7333(99)00069-4

Etzkowitz, H., & Zhou, C. (2017). Hélice Tríplice: Inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo. Estudos Avançados, 31(90), 23–48. https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190003

Eunápolis, C. (2019). Qualis novos—Julho de 2019.pdf—IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Instituto Federal da Bahia [Arquivo]. https://portal.ifba.edu.br/eunapolis/textos-fixos-campus-eunapolis/documentos-materias/qualis-novos-julho-de-2019.pdf

Fayolle, A. (2018). Personal views on the future of entrepreneurship education. A Research Agenda for Entrepreneurship Education. https://www.elgaronline.com/view/edcoll/9781786432902/9781786432902.00013.xml

Ferreira, J. V. (2017). A internacionalização da universidade empreendedora: A proposta de um modelo. http://tede2.pucsp.br/tede/handle/handle/20411

Filho, G. A. L., & Siqueira, R. L. (2007). REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS USP: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE 1999 A 2006. Revista de Informação Contábil, 1(2), Article 2. https://periodicos.ufpe.br/revistas/ricontabeis/article/view/7736

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4). Atlas São Paulo.

Guedes, V. L. S. (2005). BIBLIOMETRIA: UMA FERRAMENTA ESTATÍSTICA PARA A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO, EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, DE COMUNICAÇÃO E DE AVALIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. 18.

Guedes, V. L. S., & Borschiver, S. (2005). BIBLIOMETRIA: UMA FERRAMENTA ESTATÍSTICA PARA A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO, EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, DE COMUNICAÇÃO E DE AVALIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. 18.

Guerrero, M., Cunningham, J. A., & Urbano, D. (2015). Economic impact of entrepreneurial universities’ activities: An exploratory study of the United Kingdom. Research Policy, 44(3), 748–764. https://doi.org/10.1016/j.respol.2014.10.008

Guerrero, M., & Urbano, D. (2012). The development of an entrepreneurial university. The Journal of Technology Transfer, 37(1), 43–74. https://doi.org/10.1007/s10961-010-9171-x

Guerrero, M., Urbano, D., Cunningham, J. A., & Gajón, E. (2018). Determinants of Graduates’ Start-Ups Creation across a Multi-Campus Entrepreneurial University: The Case of Monterrey Institute of Technology and Higher Education: JOURNAL OF SMALL BUSINESS MANAGEMENT. Journal of Small Business Management, 56(1), 150–178. https://doi.org/10.1111/jsbm.12366

Kirby, D. A. (2006). Creating Entrepreneurial Universities in the UK: Applying Entrepreneurship Theory to Practice. The Journal of Technology Transfer, 31(5), 599–603. https://doi.org/10.1007/s10961-006-9061-4

Kliewe, T., & Baaken, T. (2019). Introduction: A Brief History of Engaged and Entrepreneurial Universities. In T. Kliewe, T. Kesting, C. Plewa, & T. Baaken (Orgs.), Developing Engaged and Entrepreneurial Universities: Theories, Concepts and Empirical Findings (p. 1–15). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-13-8130-0_1

Lopes, R. M. A., Lima, E., Lopes, R. M. A., & Lima, E. (2019). Desafios Atuais e Caminhos Promissores para a Pesquisa em Empreendedorismo. Revista de Administração de Empresas, 59(4), 284–292. https://doi.org/10.1590/s0034-759020190406

Mudde, H., Widhiani, A. P., & Fauzi, A. M. (2017). Entrepreneurial University Transformation in Indonesia: A Comprehensive Assessment of IPB. GSTF Journal on Business Review (GBR), 5(1), Article 1. http://dl6.globalstf.org/index.php/gbr/article/view/1838

Ogasavara, M. H., Masiero, G., de Oliveira Mota, M., & Souza, L. (2015). Research on brazilian multinational enterprises: Descriptive and predictive analyses. Internext, 10(2), 64–81.

Oliveira, M. M. de, Cassiavilani, C., Spinola, A. T. P., Amaral, R. M. do, & Júnior, R. F. (2020). A biblioteca universitária como mecanismo híbrido de geração de empreendimentos: Possibilidades rumo à universidade empreendedora. Em Questão, 26(3), 437–462. https://doi.org/10.19132/1808-5245263.437-462

Pao, M. L. (1989). Concepts of information retrieval. Englewood. Colo: Libraries Unlimited.

Price, D. D., Hegenberg, S., & Mota, O. S. (1976). A ciência desde a Babilônia. Editora Itatiaia Limitada.

Ratten, V. (2017). Entrepreneurial universities: The role of communities, people and places. Journal of Enterprising Communities: People and Places in the Global Economy, 11(03), 310–315. https://doi.org/10.1108/JEC-03-2017-0021

Ribeiro, H. C. M. (2016). Produção acadêmica do tema internacionalização divulgada nos periódicos nacionais: Um estudo bibliométrico. Internext, 11(1), 1–20.

Röpke, D. J. (1998). Innovation, academic knowledge creation and regional development in a globalized economy. 15.

Rousseau, R. (1998). Indicadores bibliométricos e econométricos para a avaliação de instituições científicas. Ciência da Informação, 27(2), nd-nd. https://doi.org/10.1590/S0100-19651998000200007

Ruiz, S. M. de A., Martens, C. D. P., & da Costa, P. R. (2020). Entrepreneurial university: An exploratory model for higher education. Journal of Management Development, ahead-of-print(ahead-of-print). https://doi.org/10.1108/JMD-08-2019-0363

Salamzadeh, A., Kesim, H. K., & Salamzadeh, Y. (2016). Entrepreneurial universities and branding: A conceptual model proposal. World Review of Science, Technology and Sustainable Development, 12(4), 300. https://doi.org/10.1504/WRSTSD.2016.082188

Sánchez?Barrioluengo, M., Uyarra, E., & Kitagawa, F. (2019). Understanding the evolution of the entrepreneurial university. The case of English Higher Education institutions. Higher Education Quarterly, 73(4), 469–495. https://doi.org/10.1111/hequ.12230

Siegel, D. S., & Wright, M. (2015). Academic Entrepreneurship: Time for a Rethink?: Academic Entrepreneurship. British Journal of Management, 26(4), 582–595. https://doi.org/10.1111/1467-8551.12116

Sperrer, M., Müller, C., & Soos, J. (2016). The Concept of the Entrepreneurial University Applied to Universities of Technology in Austria: Already Reality or a Vision of the Future? Technology Innovation Management Review, 6(10), 37–44.

Sporn, B. (2001). Building adaptive universities: Emerging organisational forms based on experiences of European and us universities. Tertiary Education and Management, 7(2), 121–134. https://doi.org/10.1080/13583883.2001.9967046

Stewart, J. A. (1994). The poisson-lognormal model for bibliometric/scientometric distributions. Information Processing & Management, 30(2), 239–251. https://doi.org/10.1016/0306-4573(94)90067-1

Urbizagastegui, R. (2008). Http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-19652008000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Ciência da Informação, 37(2), 87–102. https://doi.org/10.1590/S0100-19652008000200007

Volkodavova, E. V., Goryacheva, T. V., Zhabin, A. P., & Nazarov, S. V. (2019). Entrepreneurial university as an element of the National Innovation System. Revista ESPACIOS, 40(19). https://www.revistaespacios.com/a19v40n19/19401930.html

Volles, B. K., Gomes, G., & Parisotto, I. R. dos S. (2017). UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 23(1), 137–155. https://doi.org/10.1590/1413-2311.03716.61355

Downloads

Publicado

2022-05-01