Critérios para a implementação sustentável de Escritórios de Gerenciamento de Projetos (EGPs) em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)

Autores

  • Larissa de Souza Pereira Universidade Federal de Itajubá
  • Claudio Roberto Fernandes Instituto Federal do Sul de Minas
  • Sandra Miranda Neves Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
  • Marcel Fernando da Costa Parentoni Universidade Federal de Itajubá
  • Isabel Cristina da Silva Arantes Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.10.2.711

Palavras-chave:

Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)

Resumo

O surgimento de áreas voltadas especificamente para o planejamento e gerenciamento de projetos em instituições de ensino são decorrentes, principalmente, da criação de projetos como forma de realizar os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral identificar critérios para a implementação sustentável de Escritórios de Gerenciamento de Projetos (EGPs) em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Para isso estabeleceu-se ações relacionadas a (a) Identificar IFES nacionais que possuem EGPs implementados; (b) Levantar as macro etapas utilizadas por essas instituições para a implantação dos EGPs, assim como a utilização de softwares e metodologias; c) Elencar as principais atribuições dos EGPs implementados nas IFES, e, por fim, (d) avaliar o que essas instituições consideram como sendo as melhores práticas de um EGP de modo a permitir a replicação em outras instituições e a implementação de forma sustentável. Como resultados, por meio de um levantamento tipo Survey, foram identificadas instituições nacionais com EGPs implementados e verificado junto a essas IFES, as melhores práticas e lições aprendidas que impactam no crescimento sustentável de futuros EGPs. Também foram apresentadas as principais etapas utilizadas por algumas instituições para estruturar a implantação e a consolidação do escritório de projetos no ambiente institucional. Os resultados obtidos contribuem para a diminuição de uma lacuna do conhecimento referente à implementação de EGPs em IFES e para direcionar novas pesquisas na área. Palavras-Chaves:Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP); Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

 

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Publicado

2024-05-07

Edição

Seção

Artigos Científicos