Análise das emissões de alternativas de transporte turístico de um participante do 20º Rio de Transportes

Autores

  • Rodrigo Pinheiro Tóffano Pereira Universidade Federal de Goiás
  • Nadya Regina Galo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.10.2.913

Palavras-chave:

Transporte, Turismo de negócios, Rio de Transportes, Pegada de carbono

Resumo

Uma parcela significativa da pegada de carbono global tem o transporte turístico como origem. Porém, ainda são necessários mais estudos sobre o turismo de negócios. Portanto, este artigo tem como objetivo apresentar uma análise comparativa das emissões de carbono equivalentes oriundas das escolhas modais de um participante se deslocando de Goiânia ao Rio de Janeiro, para participar do 20o Rio de Transportes. Para isso, aplicou-se um método avançado de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) baseado na abordagem híbrida ACV- DESNZ, capaz de avaliar as emissões de gases diretas e indiretas. Cinco cenários foram elaborados levando em consideração as alternativas de transportes e os combustíveis mais comuns para esta viagem. Os resultados mostram que viajar de ônibus emite apenas 20% das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) de viagens de avião com escalas. A ACV ainda ratificou que as emissões de GEE ‘indiretas’ deste turismo de negócios são significativas, enfatizando a importância de sua incorporação em futuras avaliações de impacto. Além disso, reflete-se sobre as emissões daqueles que assistiram ao evento de forma virtual.

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Publicado

2024-05-07

Edição

Seção

Artigos Científicos